Faz a Conta: não cai nesse golpe

Cuide de seus dados

Evite compartilhar dados pessoais em redes sociais e seja criterioso ao preencher formulários na internet.

Verifique a origem das mensagens

Bancos, lojas ou órgãos oficiais raramente enviam mensagens com links para recuperação de conta ou cobranças urgentes.

Desconfie da urgência

Golpes geralmente usam pressão para a pessoa fazer algo, como pix ou transferências bancárias.

Use verificação em duas etapas

Sempre que disponível, ative essa função em aplicativos de mensagem, e-mail, redes sociais ou de outros serviços.

Atenção às senhas

Tenha senhas fortes, diferentes para cada serviço; considere a possibilidade de usar um gerenciador de senhas.

Mantenha-se atualizado

Atualize sistemas operacionais e aplicativos para se proteger de vulnerabilidades.

Não saia clicando

Ao receber links ou arquivos, especialmente de pessoas desconhecidas ou por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens, não clique sem confirmar que o remetente é confiável.

Cuidado com boletos falsos

Confira se o beneficiário está correto, se há divergência no código, ou se foi você quem os gerou ou solicitou.

Caí no golpe, e agora?

Colete evidências

Prints de conversas, mensagens e registros de transações ou conteúdos enviados pelo golpista.

Tome providências

Bloqueie e denuncie o contato/perfil imediatamente.

Avise o banco ou a operadora de cartão

Caso o golpe tenha envolvido conta bancária ou transferência. Peça estorno ou contestação de transações, se possível.

Faça boletim de ocorrência

Em alguns estados isso pode ser feito pela internet. Esse registro ajuda em futuras ações e recuperações, além de entrar nas estatísticas de segurança pública.

Procure suporte

Órgãos de defesa do consumidor, autoridades locais ou entidades de proteção digital.

Converse com pessoas de confiança.

Reportar o caso ajuda a tomar as medidas corretas e evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.